Bandeira da República Portuguesa

Bandeira da República Portuguesa
Bandeira da República Portuguesa desde 30 de Junho de 1911 ( menos de um ano após a revolução republicana de 5 de Outubro de 1910 )

2012/05/03

Interjeições - Breve explicação


Interjeição

Ah, psiu!, tomara, cuidado, ai, ui...

Interjeição é a palavra invariável que exprime sentimentos, emoções, sensações, estados de espírito ou que age sobre o interlocutor, fazendo-o adotar determinado comportamento. Observe alguns exemplos:
"Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha"
(Vinícius de Moraes)


  • "Tomara
    Que você volte depressa
    Que você não se despeça
    Nunca mais do meu carinho"
    (Vinícius de Moraes)

  • "Salta além da estratosfera
    E cai onde cair
    Que a galera
    Morre de rir!
    Ai, minhas costelas!
    Já estou vendo estrelas!
    Bravo! Bravo!"
    (Chico Buarque)



  • Psiu! Não acordem as crianças.

  • Coitado, ficou sozinho novamente.

    Duas ou mais palavras podem desempenhar a função de interjeição, nesse caso, são chamadas de locuções interjetivas. Observe:



  • "Se Deus quiser, um dia eu quero ser índio
    Viver pelado, pintado de verde num eterno domingo
    Ser um bicho preguiça e espantar turista"
    (Rita Lee)


  • "Que menina é aquela
    Que entrou na roda agora
    Ela tem um remelexo
    Que valha-me Deus! Nossa Senhora!"
    (Caetano Veloso)

    O sentido da interjeição é contextual, ou seja, seu significado está sempre vinculado ao uso. Nesse sentido, qualquer palavra da língua pode atuar como uma interjeição, dependendo do contexto e da intenção do falante. Veja abaixo alguns valores semânticos que as interjeições e locuções interjetivas podem assumir:


  • Advertência: Cuidado!, Atenção!

  • Afugentamento: Xô!, Fora!, Passa!

  • Alegria: Ah!, Viva!

  • Alívio: Ufa!, Ah!

  • Animação: Coragem!, Avante!

  • Apelo: Socorro!

  • Aversão: Caramba!

  • Desejo: Oxalá!, Tomara!, Se Deus quiser!

  • Dor: Ai!, Ui!

  • Espanto, surpresa: oh!, Meu Deus!, Nossa!, Puxa!

  • Medo: Oh!, Cruzes!, Credo!

  • Silêncio: Psiu!, Silêncio!

    As interjeições são consideradas verdadeiras frases, caracterizando-se como uma estrutura à parte. Normalmente são seguidas de ponto de exclamação, às vezes combinado com outros sinais de pontuação.

  • LINK : http://educacao.uol.com.br/portugues/interjeicao-ah-psiu-tomara-cuidado-ai-ui.jhtm

    Sem comentários:

    Enviar um comentário