Bandeira da República Portuguesa

Bandeira da República Portuguesa
Bandeira da República Portuguesa desde 30 de Junho de 1911 ( menos de um ano após a revolução republicana de 5 de Outubro de 1910 )

2014/11/30

"Mensagem" faz 80 anos. Casa Fernando Pessoa lança edição em Braille

80º aniversário da "Mensagem" de F. Pessoa
A iniciativa, que coincide com os 70 anos da morte de Fernando Pessoa (1888-1935), inclui uma visita guiada à CFP, e a oitava sessão do projecto do grupo de teatro A Tenda, intitulado “Oito olhares sobre Mensagem”

"O Homem quer, a obra sonha e a poesia nasce" dá nome à quarta sessão de "8 Olhares sobre Mensagem", uma iniciativa da Casa Fernando Pessoa para assinalar os 80 anos desta obra.
"Decidi alterar a frase de Pessoa, pois na minha visão o Homem vem em primeiro lugar, porque cria e desconstrói e a poesia nasce, porque é a arte e a qualidade humana que mais faz mexer o mundo. Tem um grande poder transformador" - Sara Franqueiro, cenógrafa , arquitecta e autora do espectáculo


O livro "Mensagem", de Fernando Pessoa, vai cumprir 80 anos de edição no domingo, efeméride que a Casa Fernando Pessoa irá assinalar com uma homenagem ao escritor e o lançamento da obra em Braille.

De acordo com a Casa Fernando Pessoa (CFP), que nesse dia completa 21 anos de existência, os 80 anos da edição de "Mensagem” terão um programa de celebrações, aberto ao público, a partir das 15:00.

"Nos  oitenta anos da primeira edição a obra icónica de Pessoa, "Mensagem" será transcrita para Braille, numa edição que resulta do trabalho de mestrado do designer Bruno Brites. 
O lançamento da edição em Braille de "Mensagem" surgiu de uma parceria com a Associação de Cegos Amblíopes de Portugal (ACAPO), segundo a CFP.

A iniciativa, que coincide com os 70 anos da morte de Fernando Pessoa (1888-1935), inclui uma visita guiada à CFP, e a oitava sessão do projecto do grupo de teatro A Tenda, intitulado “Oito olhares sobre Mensagem”.

A visita será complementada com uma mostra bibliográfica, com o objectivo de dar a conhecer a vida e obra de Fernando Pessoa.

Ao longo do ano, o grupo A Tenda tem assinalado o aniversário da primeira edição de "Mensagem" com um conjunto de "espectáculos-performance", para os quais tem convidado vários autores, encerrando no domingo com "Mens Agitat Molem", de Hélder Gamboa.

Expresso e Ionline -26 de Novembro de 2014


Sem comentários:

Publicar um comentário