Bandeira da República Portuguesa

Bandeira da República Portuguesa
Bandeira da República Portuguesa desde 30 de Junho de 1911 ( menos de um ano após a revolução republicana de 5 de Outubro de 1910 )

2013/06/11

10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´ Os Lusíadas.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de Junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".
Após a revolução do 25 de Abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, Camões e às Comunidades Portuguesas.
Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos.
Comemoração do Dia de Camões no Google


Nota: O Prémio Camões (considerado o mais importante reconhecimento literário da língua portuguesa. Criado por Brasil e Portugal em 1988 para reconhecer autores que contribuem para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural do idioma ) foi atribuído e entregue ao escritor moçambicano, Mia Couto, pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em cerimónia oficial.

 
Cerimónia oficial da entrega do Prémio Luís de Camões ao escritor Mia Couto



A criatividade e a escrita ao serviço dos homens, mulheres e crianças moçambicanas e do mundo...

 


Mia Couto partilha Prémio Camões com a gente anónima de Moçambique ...

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/mia-couto-partilha-premio-camoes-com-a-gente-anonima-de-mocambique=f813155#ixzz2Vu7yhh4N
                    http://www.impala.pt/detail.aspx?id=82901&idCat=2170 ( partes do discurso )

Sem comentários:

Publicar um comentário