Bandeira da República Portuguesa

Bandeira da República Portuguesa
Bandeira da República Portuguesa desde 30 de Junho de 1911 ( menos de um ano após a revolução republicana de 5 de Outubro de 1910 )

2013/06/21

21 de Junho - Solstício de Verão 2013



Apesar da instabilidade do tempo, desejo que o Verão e as Férias vos proporcionem muitos momentos de prazer, convívio e alegria...na praia, no campo , ou em casa!
Na praia , cuidado com o sol...
No campo, cuidado com os piqueniques e as fogueiras...
Em casa, cuidado com a televisão e o computador...
 
                   Boas Férias!
 
 
PS: Solstício de VerãoTempo em que o Sol se acha no ponto mais afastado do equador e parece, durante alguns dias, aí se conservar estacionário (21 de junho e 21 de dezembro).
 O Solstício de Verão 2013 é assinalado com um google doodle ( aplicação interactiva ), que lembra a entrada do verão no hemisfério norte. Em junho, dá-se o solstício de verão no hemisfério norte. Já no hemisfério sul sucede, no mesmo mês, o solstício de inverno. ( O termo “solstício” deriva do Latim e é formado por duas palavras: “Sol” e “sistere” [algo que não se move]. Numa análise a esta formação de palavras pode dizer-se que “solstício” quer dizer “sol que não se mexe”, ou “sol parado”, uma vez que quem o observa tem a sensação de que está a olhar para algo que não se move, durante um lapso de tempo, quer ao nascer, quer ao pôr do Sol. Há, portanto, dois solstícios por ano, que estão associados a duas mudanças de estação: verão e inverno.)
             Equinócio -Tempo do ano em que o Sol passa pelo equador fazendo com que os dias sejam iguais às noites, o qual ocorre de 20 a 21 de março e de 22 a 23 de setembro. 

Sem comentários:

Publicar um comentário