Bandeira da República Portuguesa

Bandeira da República Portuguesa
Bandeira da República Portuguesa desde 30 de Junho de 1911 ( menos de um ano após a revolução republicana de 5 de Outubro de 1910 )

2012/01/16

CINCO RÉIS DE GENTE- Aquilino Ribeiro

RESUMO DA OBRA -biografia de Infância

Prefácio da obra de Aquilino Ribeiro

As obras de Aquilino Ribeiro respiram frescura e vontade de viver. O autor revela nesta obra tudo aquilo que foi passado no seu tempo de menino. E recorda a tia Custódia que era bonita e batia o pé indignado por ela, dizendo, é bonita.. é bonita.. A tia Custódia era a mulher formosa que agradava a toda a gente nas conversas resultando daí uma simpatia pessoal contagiante. A história é passada no seio da sua família, onde havia muito amor mas poucos afagos, talvez um amor seco mas amor. Não era habitual na aldeia passar-se as mãos pelas caras das pessoas queridas para acariciar O autor refere a preocupação sentida com o mundo alado das aves ditas agourentas, que desejavam mal às pessoas, porque cantavam no telhado de gente que estava a morrer, era o que dizia a tia Ana. Mesmo em casas onde nada disso ocorria as aves aparecem a anunciar esse fim, que o autor refere ter medo, quando diz “ Sei que morrer é mais fácil do que se pensa e não obstante tenho medo da morte e refere até que, quando em pequenino, observava a enxada do coveiro a rasgar uma sepultura... ia aterrorizado contar à mãe”.
(...) 
O livro narra o trabalho da D.Teolinda na escola, para ensinar as vogais ao aluno, a escola que o autor considera ser boa para os ricos porque para os pobres só serve para atrasar e roubar tempo. E narra o comportamento da D. Letícia, que, quando não exercia sobre os alunos o açoite do seu mau génio, abandonava-os à rédea solta, ela, que faltava a duas aulas por quatro que dava.. Interessante o conceito do autor sobre liberdade, quando diz: “ O que o homem mais aprecia acima de grandezas, glória, amor, acima do seu próprio pão para a boca, é a liberdade.” E sobre a profissão de sacristão “O senhor capitão José Francisco Vicente, prometera-lhe o lugar de sacristão numa das igrejas de Lisboa, que. por modos eram cargos muito rendosos, pacíficos de todo... sem a mais pequena quebradeira de cabeça. ....

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1766408-cinco-r%C3%A9is-gente/#ixzz1jedMDPQZ

Sem comentários:

Publicar um comentário