Bandeira da República Portuguesa

Bandeira da República Portuguesa
Bandeira da República Portuguesa desde 30 de Junho de 1911 ( menos de um ano após a revolução republicana de 5 de Outubro de 1910 )

2012/01/16

O Romance da Raposa

Com este livro, regressamos às velhas histórias para miúdos (e, já agora, velhas histórias que não fazem mal nenhum aos graúdos). O Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro, agora em reedição. A iniciativa é da Bertrand Editora, e é bem meritória, assinale-se, pois recupera as ilustrações originais (a cores) de Benjamin Rabier; recorde-se que a partir dos anos 60, as ilustrações usadas nas sucessivas edições passaram a ser a preto e branco.
Em O Romance da Raposa o que se conta é a vida aventurosa de uma raposa chamada Salta-Pocinhas. Começa assim:
«Havia três dias e três noites que a Salta-Pocinhas - raposeta matreira, fagueira, lambisqueira - corria os bosques, farejando, batendo mato, sem conseguir deitar a unha a outra caça além de uns míseros gafanhotos, nem atinar com abrigo em que pudesse dormir um sonhinho descansado. Desesperada de tão pouca sorte, vinham-lhe tentações de tornar para casa dos pais, onde, embora subterrânea, a cama era mais quente e segura que em castelo de rei, e onde nunca faltava galinha, quando não fosse fresca, de conserva, ou então coelho bravo, acabado de degolar.»


Vai à Biblioteca da tua escola e procura este livro.
Farás uma excelente escolha !

Sem comentários:

Publicar um comentário